De acordo com o espaço geográfico, físico e a época. Posso afirmar que as crianças se divertiam muito ao ar livre em contato com a natureza, confeccionando os próprios brinquedos. Mas por conta das influencias sociais e culturais algumas brincadeiras foram substituídas.
Com o passar dos anos as brincadeiras se centralizam em brinquedos industrializados e eletrônicos.
Atualmente ao se pensar que uma criança vai brincar na rua logo podemos pensar: no espaço físico disponível, com quem vão brincar, quando e como brincar?
Mas o brincar na rua envolve outros questionamentos. Entre eles a preocupação com a segurança, imediatamente um dos principais prazeres da infância pode ser negado.
Mas e a escola? Pode ser um espaço que ofereça oportunidades para brincadeiras? A resposta é sim. Não só na Educação Infantil como nos anos inicias do Ensino fundamental.
É imprescindível que os educadores entendam porque as crianças brincam?Como brincam? Qual a contribuição do brinquedo nas áreas de desenvolvimento da linguagem, da sociabilidade, motor, afetivo, cognitivo, para saber como melhor explorar os brinquedos numa ação pedagógica.
No fantástico mundo dos brinquedos a criança brinca sozinha e individual, mas ao brincar em grupo desenvolve-se aprendizagem em diferentes aspectos, como a construção das relações sociais, cognitivas e afetivas.
Quero ressaltar que brincar na rua pode ser bem diversificado do brincar na escola. Entretanto conteúdos pedagógicos podem ser articulados as brincadeiras, porque aprender brincando é mais prazeroso. Pode ser que as crianças desenvolvam paixão em aprender. Porque quando fazemos algo por paixão o resultado pode ser mais eficaz e significativo.
Oi Aurivânia!!
Falar sobre o brincar é muito significativo para mim, não porque eu tenha vivenciado diversas brincadeiras, mas sim por não ter tido esta vivência.
E por este motivo tive muitas dificuldades em minha vida adulta, tanto nas relações sociais quanto no desenvolvimento motor, afetivo e até no cognitivo.
Acredito que todo o educador de crianças seja de Educação Infantil ou dos Anos Iniciais devem repensar sobre este tema e organizar suas aulas, seus momentos para que as crianças possam se desenvolver por completo e não somente as áreas cognitivas.
Beijos!!
Débora Bráz
Olá
Débora.
Mediante a nossa experiência sabemos bem o significado do brincar na infância, e o mais interessante é que utilizamos nossa vivência para aprendermos mais e melhorarmos a cada dia na nossa profissão.
Obrigada pela visita.
Um abraço.
Oi Vania, adorei seu blog ! Acho que é por ai mesmo, para educar é preciso saber e fazer com amor.
Parabéns pelo trabalho !
bjos
Ricardo.
Hoje as crianças não brincam muito pois a tecnologia estar muito avançada,pois preferem estar em um computador entrando em orkut ou até msn…..
E MUITO MAIS OUTRAS COISAS………..
Hoje as crianças não brincam muito pois a tecnologia estar muito avançada,pois preferem estar em um computador entrando em orkut ou até msn…..
E MUITO MAIS OUTRAS COISAS……….
sou uma criança e presiso fazer uma materia sobre o que brincavam no passado e o que brincam hj vcs podem me ajudar?
Hoje infelizmente nossas crianças são sozinhas no mundo.
Quero dizer não brincam como mbrincavam as crianças dos anos 80 e 90.Os pais infelizmente não podem solta-las na rua como antigamente, isso porque elas estão a merce de todo tipo mde violencia que vivemos na atualidade.
Eu particularmente tenho pena de nossas crianças, porque o tempo passa rápido e elas não terão uma infancia digna…
O que me deixa mais triste, é ver os pais prendendo as crianças em casa por “medos” exagerados.
pois é acho que ninguem sabe nada, e todos estao fazendo alguma coisa para defender suas opinioes e seus intereses, menos a da crianca que esta ai sendo manipulada e jogada para la e para ca como um boneco de pano, que amanha ou depois vai ser um robo programado, antigamente as criancas conviviao com amigos de verdade, onde elas aprendiao a ser humanos e a amar o outro, hoje os amigos sao virtuais, na verdade nem conhece seu amigo, so sabe que ele mandou um abraco.